Tudo o que você precisa saber sobre crescimento capilar

O crescimento capilar começa de dentro para fora

Essa é uma afirmação importante porque tem dois conceitos fundamentais - o literal, sobre o nascimento do pêlo e o subjetivo, que sugere o olhar para dentro, o ocupar-se com o corpo, quando o autocuidado, de uma maneira geral, será determinante para obter os melhores resultados, revelando a sua beleza natural. 

O crescimento capilar acontece espontaneamente em torno de 1 a 1,5 cm por mês - média de um indivíduo saudável e sem patologias -, no entanto, para ter saúde capilar é necessário observar alguns factores que podem influenciar o ritmo de crescimento como o metabolismo, a alimentação, os hábitos e a genética.

Vamos entender um pouco mais sobre a nossa pele?

Você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo? E que o couro cabeludo faz parte dessa estrutura dermatológica da qual surgem os cabelos?

Pois é, a pele é considerada o maior órgão do corpo porque, além de corresponder a aproximadamente 16% do nosso peso corporal, é composta por mais de um tipo de tecido, vasos sanguíneos, terminações nervosas e glândulas, que tem a função de proteger o corpo contra diversos agentes nocivos do meio externo,  além de controlar a perda excessiva de água, a temperatura e o fluxo sanguíneo corporal.

E o que é o cabelo?

É um filamento protéico e tem na sua composição a queratina, um pouco de gordura, água e sais minerais. Com base folicular, cresce projetando-se para fora do couro cabeludo e é coberto de cutículas (escamas) para protegê-lo.

É na base do folículo que fica o bulbo, mais conhecido como raiz do cabelo, e é a partir dele que ocorrem todos os estágios do processo de crescimento capilar. É no bulbo onde acontece a síntese de novas células, que se multiplicam fazendo o fio crescer.

Os fios passam pelas fases de crescimento, transição, regressão e repouso, que é quando caem, dando espaço ao surgimento de um novo fio. É imprescindível que o bulbo receba todos os nutrientes para dar prosseguimento ao ciclo de crescimento capilar.

Sem o devido suprimento protéico essa função pode se desestabilizar e dificultar o processo de crescimento.

Fatores que podem prejudicar o crescimento capilar

O estresse diário e a falta de tempo para cuidar mais de nós mesmos são os grandes vilões de uma vida saudável. Um dos sintomas mais frequentes que afetam o crescimento capilar é a queda de cabelo. A consulta a um bom dermatologista é sempre recomendada e geralmente eles alertam para alguns fatores a serem observados:

.  Deficiência de vitaminas;

. Taxa de hormônios (descontrole hormonal);

. Alterações do sistema nervoso (além do estresse);

. Alterações metabólicas (causadas por doenças);

. Uso indiscriminado de produtos inadequados (shampoos, cremes, tinturas, etc).

Como turbinar o crescimento capilar - 3 dicas valiosas!

Sabemos que o  processo de crescimento capilar é natural e constante, mas pode ser potencializado.

O conhecimento sobre os fatores internos e externos que produzem o crescimento capilar é o principal ativo para estimular o processo de forma mais potente. Saber quais os principais aspectos que ajudam ou prejudicam esse crescimento faz a diferença no resultado.

 Isso reforça a necessidade de investirmos o nosso tempo em promover a saúde corporal adquirindo hábitos e cuidados específicos.

Dica 1. O que comer

A alimentação é o principal pilar de sustentação da nossa saúde, sem dúvida. Somos o que comemos. A ingestão de alimentos ricos em proteínas e vitaminas fortalece todo o organismo e consequentemente ajuda no processo de crescimento capilar.

Os principais alimentos para que o crescimento capilar ocorra mais rápido e de forma saudável:

  1. Proteínas

Carnes, peixes, ovos, leite e derivados. Esses alimentos fornecem os aminoácidos essenciais na formação da queratina e do colágeno, nutrientes responsáveis pelo brilho e elasticidade, além da proteção contra os agentes externos agressores.

  1. Vitaminas

 . Vit. A - crescimento celular, influenciando na produção de sebo que protege o cabelo e o mantém hidratado. Um cabelo hidratado cresce mais rapidamente.

Fontes de vitamina A - cenoura, abóbora, pimentão, manga e mamão.

. Vit. C - antioxidante (melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo e protege da ação dos radicais livres), essencial para produção de colágeno, facilita a absorção do ferro, importante mineral para o crescimento capilar.

Fontes de vitamina A - abacaxi, laranja, limão, acerola, kiwi, morango, tomate.

. Vit. E - como a vitamina C, tem efeito antioxidante preservando a integridade das fibras.

Fontes de vitamina E - grãos (amendoim, amêndoas, avelãs) sementes de girassol, pistache.

. Vitaminas do Complexo B - agem no metabolismo do organismo, produzindo energia . A vitamina B7, mais conhecida como biotina, é essencial para a queratina, principal responsável pelo crescimento capilar.

Fontes de vitamina B - Salmão, banana, cereais, frutos secos (nozes, amendoim, farelo de aveia, castanhas)

. Os minerais Ferro, Selênio e Zinco - melhoram a circulação sanguínea, fortalecem  as fibras e sintetizam as proteínas.

Fontes de ferro, selênio e zinco - beterraba, feijão, mariscos, sardinha, cacau em pó, ostras, sementes de abóbora, amêndoas, queijos, arroz.

Existem ainda os compostos vitamínicos que actuam na suplementação alimentar ou vitamínica e melhoram a absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Dica 2. O que evitar

O excesso de produtos químicos como tinturas e o uso frequente de secadores e chapinhas pode prejudicar o crescimento capilar. Tanto os químicos quanto os tratamentos térmicos enfraquecem os fios e os deixam mais quebradiços.

É recomendável a aplicação de protetores térmicos antes do secador ou chapinha para diminuir os efeitos danosos.

Dica 3. Como tratar o couro cabeludo

Um couro cabeludo saudável é o terreno fértil para o crescimento capilar. Patologias ( inflamações, descamações e outros) comprometem fortemente o processo.

Durante a lavagem, active a circulação sanguínea do couro cabeludo com leves massagens, isso libera o fluxo de nutrientes por todo o fio, o que acelera o crescimento.

O uso de produtos inadequados é extremamente prejudicial . O acúmulo desses produtos sobre os folículos pode provocar enfraquecimento e queda. Seja criterioso na escolha e use o conhecimento a seu favor.

É verdade que cabelos cacheados crescem menos?

Não! Cabelos saudáveis, sejam eles lisos, crespos ou cacheados, têm o mesmo ritmo de crescimento capilar! Apenas temos a falsa impressão que crescem mais lentamente por serem, aparentemente, mais curtos. A estimulação de crescimento segue a mesma dinâmica alimentar, de cuidados e hábitos saudáveis.

No entanto, cabelos que passaram por processo de alisamento  precisam de mais tempo e cuidado para retornarem ao formato natural.

A química do alisamento interfere nas fibras do cabelo, selando os fios.  Eles têm dificuldade em absorver os nutrientes dos tratamentos com shampoos e hidratantes.

É necessário então intensificar os cuidados na alimentação para acelerar o crescimento desde a raiz, fazendo com que o novo fio nasça com seu aspecto original.

Cortes regulares podem ajudar no processo porque estimulam  o crescimento.

Existem produtos para o crescimento capilar?

Sim, existem produtos excelentes que auxiliam o processo de crescimento, com os nutrientes adequados para aumentar a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Um cabelo bonito é, antes de tudo, o reflexo de um corpo sadio e requer um olhar mais atento para como funcionamos, física e mentalmente. A alimentação balanceada, a prática de hábitos saudáveis, o controle do metabolismo e o cuidado com o uso desordenado e excessivo de produtos são a fórmula para alcançar resultados que podem superar as expectativas.