MICROPIGMENTAÇÃO de Sobrancelhas e Lábios: Como Realçar a Sua Beleza por Mais Tempo

Júlia nunca sai de casa sem antes retocar as sobrancelhas. Escurecer e engrossar a aparência dos fios valoriza os seus lindos olhos. Sempre quis ter pêlos mais grossos e marcantes e, há anos, todos os dias e sempre que necessário, passa alguns minutos na frente do espelho, fazendo a "mágica" acontecer.

Paula tem um batom em cada bolsa, para não correr o risco de ficar "sem boca", que é como se vê quando não está maquiada. Sempre que se depara com um espelho dá aquela olhadinha e aproveita para retocar a cor dos lábios.

Você conhece alguém assim? Se identificou com alguma delas?

Qual a mulher que não quer se sentir linda o tempo todo? Graças a evolução da indústria cosmética, isso já é possível. Mesmo quem já nasceu linda agora tem como realçar a sua beleza por mais tempo. Estamos falando das técnicas de micropigmentação de sobrancelhas e lábios.

Mas, o que é essa  micropigmentação de sobrancelhas e lábios?

Certamente você até já sabe o que é. A técnica é mais conhecida quando aplicada nas famosas tatuagens. Isso mesmo, o processo é semelhante. A tatuagem cosmética, como é comumente chamada, tem  efeito simulador da maquiagem e também é usada para reforçar características faciais como o contorno dos lábios e sobrancelhas. Muito utilizada para corrigir pequenas imperfeições, como falhas nas sobrancelhas, assimetrias, assim como disfarçar sinais de envelhecimento.

Como é o procedimento?

A micropigmentação de sobrancelhas e lábios é feita através de um dermógrafo, uma espécie de "caneta" com micro agulhas na ponta que injetam o pigmento na epiderme, camada superficial da pele, na região escolhida.

O processo em si é bem simples e tem duração média de 60 minutos, aproximadamente, mas isso varia de caso para caso.

O melhor resultado dependerá da qualificação profissional de quem o executa, geralmente uma esteticista especializada com base na avaliação de um médico dermatologista.

A micropigmentação de sobrancelhas e lábios dói?

A técnica geralmente é indolor pela aplicação de uma pomada anestésica no local.  A maioria das pessoas não sentem qualquer desconforto durante a sessão.

Porém, pessoas com mais sensibilidade podem sentir um pouco de incômodo, mas nada exagerado e insuportável.

O que acontece após a aplicação?

Com o procedimento de micropigmentação de sobrancelhas e lábios, a região tratada pode ficar sensível ao toque nos primeiros dias. A coloração, tanto das sobrancelhas quanto dos lábios, fica bem mais intensa e vai suavizando com o tempo.

É comum acontecer uma leve descamação e a formação de crostas, as famosas "casquinhas".

É um processo definitivo?

Apesar de semelhante à tatuagem, a micropigmentação de sobrancelhas e lábios é uma técnica menos invasiva por atingir apenas a epiderme, que é a camada superficial da pele.

Seu efeito é comparado ao de uma maquiagem semi permanente, só que mais duradouro, mas não é definitivo.

Quanto tempo dura o efeito da micropigmentação de sobrancelhas e lábios?

Existem variantes a serem consideradas como o tipo de pele e os cuidados pós aplicação que podem alterar a durabilidade do efeito.

Um procedimento feito por um profissional especializado pode durar até dois anos para as sobrancelhas e até 5 anos para lábios.

Como é uma aplicação na camada da pele que se renova constantemente, para o efeito atingir essa estimativa é indicado fazer um retoque após 30 dias da primeira sessão.

Como saber qual a melhor cor para minha pele?

Não se preocupe com isso. A escolha da cor do pigmento é de responsabilidade do profissional, que saberá indicar a melhor opção de acordo com o tom da pele e dos lábios do paciente para obter o resultado mais natural possível.

Um bom profissional deve ter o conhecimento sobre os diferentes tipos de pele e como os pigmentos actuam em cada um deles, e assim decidir como terá o melhor resultado.

Qualquer pessoa pode fazer micropigmentação de sobrancelhas e lábios?

A princípio, sim. O procedimento é indicado especialmente para pessoas que desejam corrigir pequenas falhas nas sobrancelhas, na cor e no desenho dos lábios.

A técnica também é muito indicada para reduzir as marcas do envelhecimento. A pele madura tende a perder volume e a diminuição da cor natural dos lábios e a micropigmentação de sobrancelhas e lábios é uma importante aliada no rejuvenescimento facial.

A exceção é para:

  1. Alérgicos ao corante, pois o pigmento pode entrar na corrente sanguínea;
  2. Pessoas que tenham predisposição ao quelóide, - reação de "defesa" da pele que forma um novo tecido na região afectada por um corte, cirurgia ou queimadura;
  3. Gestantes;
  4. Diabéticos (a diabetes influencia no processo de cicatrização);
  5. Pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

Quais os principais cuidados antes e após a micropigmentação de sobrancelhas e lábios?

Antes:

Ao decidir fazer o procedimento é importante observar se a região a ser tratada está saudável, principalmente os lábios, que não devem apresentar descamação ou qualquer alteração como verrugas e herpes, por exemplo. É imprescindível que o local esteja em perfeitas condições de saúde e higiene.

Após:

Alguns cuidados devem ser observados para garantir uma cicatrização adequada:

  1. Evitar manipular o local - coçar, arrancar casquinhas, mordiscar os lábios.
  2. Não lavar as sobrancelhas com água quente nas primeiras 48 horas.
  3. Evitar exposição solar nos primeiros 30 dias.
  4. Usar pomadas cicatrizantes por 15 dias após a sessão ( indicadas pelo profissional).
  5. No caso dos lábios, manter a hidratação do local (batom de cacau ou outro produto indicado pelo profissional) e evitar bebidas quentes nos primeiros dias.
  6. Não tomar banho de mar nem piscina nos primeiros 15 dias.
  7. Não usar maquiagem até cicatrizar completamente.
  8. Não usar produtos com ácidos na região tratada.
  9. Em caso de dor, edema ou secreção, consultar um médico dermatologista.

A micropigmentação de sobrancelhas e lábios já é um dos procedimentos preferidos para quem quer ter uma aparência mais jovem e harmonizada, sem precisar usar técnicas mais invasivas para obter um efeito durável.

A praticidade aliada a rapidez e simplicidade do procedimento faz com que mais e mais pessoas, sobretudo mulheres, decidam investir nas vantagens da beleza duradoura, que além de mais bonitas, ainda podem economizar em maquiagem por um bom tempo.